Grupo Coruja. Sua marca em movimento.
Publicidade

Eventos da Prefeitura do Rio podem ter novo Subsecretário

Aterro - Corrida de São Sebastião

Nos próximos dias, o setor de eventos do Rio de Janeiro pode assistir a saída de Rodrigo de Castro do cargo de Subsecretário de Promoção de Eventos da Prefeitura, para dar espaço à entrada do Coronel dos Bombeiros Raphael Gonçalves da Silva.

A mudança foi revelada sem querer por uma nota no Diário Oficial do Estado do Rio desta sexta-feira, 02/08, registrando que, em ato administrativo, o Governo do Estado do Rio liberou o coronel Raphael do quadro de pessoal da Secretaria de Estado de Defesa Civil, para, literalmente, “exercer o cargo de Subsecretário de Promoção de Eventos da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos”.

A surpresa da informação é que o cargo de Subsecretário de Promoções de Eventos de Crivella — para onde Raphael Gonçalves estaria indo — não está vago. Ele é ocupado por Rodrigo de Castro. E, até esta sexta-feira, nem o Diário Oficial do Município publicou a exoneração de Rodrigo, nem seu pedido de demissão. Na verdade, a “nomeação” do coronel apareceu em publicação do Governo do Estado, não da Prefeitura do Rio.

De qualquer forma, é de se imaginar que o Coronel Raphael não tenha pedido a sua liberação do Estado sem que tenha sido formalmente convidado a ocupar uma nova função na Prefeitura.

Apesar de não ser ligado à área de comunicação como Rodrigo de Castro, Raphael Gonçalves tem uma relação com o setor de eventos. Ele já foi diretor da área de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros, responsável pela liberação que o órgão precisa emitir para que grandes eventos sejam realizados no Rio de Janeiro.

O lado de Rodrigo de Castro

A confusão não pegou Rodrigo de Castro de surpresa, como ele contou à Janela:

Rodrigo de Castro
Rodrigo de Castro

“Soube internamente que, desde o início da semana, estava acontecendo um movimento de dois vereadores, um deles o secretário Felipe Michel, para a minha saída do cargo. Mas fui informado de que o prefeito Crivella não havia aceitado o pedido. O prefeito sempre foi muito correto comigo e eu estou na gestão dele desde o primeiro dia. Também sei das pressões que o prefeito sofre e estou disposto a colaborar com ele como sempre estive”.

As recentes alterações na área de eventos da Prefeitura do Rio, transferida da Casa Civil para a Secretaria de Envelhecimento Saudável — atualmente nas mãos de Felipe Michel –, não haviam agradado a Rodrigo de Castro:

“Sempre fui contrário à mudança da pasta. Não faz nenhum sentido uma subsecretaria de Eventos atrelada a uma secretaria de Envelhecimento Saudável”, disse.

Quanto à sua situação no cargo, Rodrigo de Castro garantiu que segue respondendo pela autorização de Eventos na cidade, “até que prefeito comunique a minha saída e ela seja publicada no Diário Oficial correto, que é o veículo oficial da Prefeitura”. Mas Castro não deixou de se sentir incomodado com a situação:

“Respeito muito o trabalho do Coronel Raphael, mas classifico como desrespeitosa a mim e ao próprio Raphael a forma como o Felipe Michel conduziu a questão. Nunca vi antes um profissional ser nomeado para o município através do Diário Oficial do Estado. Passei o dia inteiro atendendo a ligações de profissionais do mercado de Eventos e procurei tranquilizar a todos. Estive hoje mesmo em reunião com o Roberto Medina e depois com a GL Events tocando meu trabalho normalmente. Conversei com o Prefeito por telefone e coloquei o meu cargo à disposição. Coloquei pra ele que tenho algumas boas propostas e ele me respondeu que conta comigo pra continuar no governo. Vamos decidir isso na próxima semana”, finalizou.

 

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta