• Rádio Tupi homenageia Dia do Comunicador com peça inspirada em 1972

    11:21 para Rádio Tupi: Dia do Comunicador

    Um anúncio da própria Rádio Tupi de 1972, descoberto nas redes sociais, inspirou a emissora no layout do anúncio veiculado na imprensa carioca em homenagem ao Dia do Comunicador, comemorado esta terça, 05/05.

    A peça de 1972 — cujos créditos da ficha técnica se perderam no tempo — mostrava os comunicadores da Rádio Tupi da época, com o curioso título “Alguém se preocupa com você”, vá alguém saber o que havia na época para causar preocupação, ainda mais comparado com os dias de pandemia de hoje.

    Na peça atual, criada pela agência 11:21, além da homenagem aos comunicadores, o anúncio afirma que a emissora continua “com o melhor time” e ainda deixa o recado na assinatura: “Fique em casa”.

    Super Rádio Tupi - Alguém se preocupa com você (1972)
    Anúncio de 1972 da Super Rádio Tupi: “Alguém se preocupa com você”.

    O Dia do Comunicador é comemorado em 5 de maio numa extensão ao Dia Nacional das Comunicações, que homenageia o nascimento, em 1865, do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, patrono das comunicações do Brasil.

    Clóvis Monteiro, comunicador da Rádio Tupi e que, coincidentemente, é aniversariante deste 5 de maio, foi quem lançou a ideia da comemoração. Em depoimento exclusivo para a Janela, Monteiro explicou seus motivos:

    “Existe o Dia do Radialista, 21 de setembro, e 25 de setembro, o Dia do Rádio. Lula, quando presidente, até chegou a criar o Dia do Radialista em 7 de novembro, para homenagear Ary Barroso, nascido naquela data.

    Mas não existia o Dia do Comunicador, que é um profissional diferente do âncora, diferente do apresentador, do locutor.

    O  comunicador é esse cara que, se precisar chorar, ele chora, que defende o público, que fala direto com a autoridade, cobra, se precisar pedir desculpa pede, que abraça o público com a voz, que tem bordões, que é identificado como amigo do ouvinte. Enfim, comunicadores são os caras que atravessam gerações comandando programas com o seu nome.

    Então eu resolvi usar o dia 5, que já é o Dia das Comunicações, para ser também o Dia do Comunicador. Se o Dia do Trabalho é o Dia do Trabalhador, por que não criar, no Dia das Comunicações, o Dia do Comunicador?

    A nossa Rádio Tupi abraçou a ideia e, agora, o público também!”

    PUBLICIDADE

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×