Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 28/NOV/2014
Marcio Ehrlich

 

CCRJ divulga júri do Melhor do Rio 10. Inscrições encerram dia 28.

O Clube de Criação do Rio de Janeiro (CCRJ) está divulgando a lista dos 101 jurados que vão analisar os trabalhos que estão se inscrevendo nas 11 categorias do Anuário Melhor do Rio 10.
As inscrições encerram-se esta sexta-feira, 28, no site da premiação, em melhordorio10.com.br.
A partir daí, os jurados vão analisar e votar nos trabalhos online, para a definição dos shortlists. Em fevereiro, o CCRJ promove a reunião presencial dos júris, para a escolha das medalhas de cada trabalho e dos GPs de cada categoria.
Estes serão os júris do Melhor do Rio 10:
FILME
Presidente: Flavio Medeiros (Heads). Jurados: André Eppinghaus (Prole), Daniel Duarte (F/Nazca), Marcello Noronha (NBS), Marcelo Giannini (Loja), Marcelo Pires (WMcCann), Paulo Castro (Staff), Ricardo Weitsman (Artplan), Thiago Fernandes (Globo).
INTEGRADA
Presidente: José Luis Vaz (Agência3). Jurados: Alessandra Sadock (Artplan), Beto Werneck (Fenícios), Daniel Japa (FCB Brasil), Diogo Mello (DM9 Rio), Fábio Onofre (WMcCann), Marcos Hosken (Prole), Matheus Pizão (Gin Tônica), Sérgio Lobo (NBS).
MÍDIA EXTERIOR
Presidente: Dani Ribeiro (Publicis). Jurados: André Havt (NBS), André Regnier (CGCOM), Celso Batalha (Agência3), Fabio Barreto (Sides), Gustavo Tirre (Artplan), João Santos (Giacometti), Marcus Malta (Percepttiva), Viviane Pepe (WMcCann).
MÍDIA IMPRESSA
Presidente: Eduardo Almeida (NBS). Jurados: Durval Filho (Agência3), Eduardo Salles (BorghiLowe), Fred Moreira (F/Nazca), Gustavo Bastos (11:21), Lincoln Lopes (Ogilvy), Luiz Christello (Heads), Marcelo Coli (Artplan), Marie Julie Gerbauld (Publicis), Reuber Marchezini (DPZ), Ricardo Real (Script).
PROMO
Presidente: Rodrigo de Lamare (Staff). Jurados: Alexandre Motta, Alexandre Nunes (Havas), Alexandre Vaz (Agência Nacional), André Macena (BorghiLowe), Léo Martinez (VZA), Marcos Apóstolo (Binder), Marcus Saulnier (Kindle), Rafael Liporace (A Vera!), Rogério Martins (Ogilvy), Silvio Lach (Bloco C)
RÁDIO
Presidente: Fred Coutinho. Jurados: Chiquinho Lucchinni, Henrique Carvalho (3A Worldwide), Marco Ferreira, Marcos Pedrosa, Otto Pajunk (DM9Rio), Renata Raggi (WMcCann), Toninho Lima (Artplan), Victor Vicente (Camisa 10)
DESIGN
Presidente: João Galhardo (Joatinga). Jurados: Beatriz Lamego (DPZ), Claudio Reston (Visorama), Fernando Tige (Tige Conexão Criativa), Marcelus Viana (Grupo Sal), Marilu Schneider (Packaging Brands), Ricardo Leite (Crama), Rodrigo Westin (Sabático S/A)
DIGITAL E MOBILE
Presidente: Eduardo Barbato (Agência3). Jurados: André Galhardo (AG365), Bruno Pinaud (NBS), Bruno Xavier (Ogilvy), Daniel Ferreira (Quintal), Flávio Bacellar (Pereira & O'Dell), Fred Siqueira (Ampfy), Hugo Monteiro (Grito), João Santos (Artplan), Sérgio Salvador (Huge),
TÉCNICA FILME
Presidente: Gabriel Mattar (Kombat). Jurados: Alê Braga (Homem de Lata), Antônio Carlos Accioly (A+MovieArt), Caio Abreia (Yes), João Caetano Feyer (Hungry Man), Libero Saporetti (Diretoria), Mário Nakamura (Cinerama), Renato Jardim (NBS)
TÉCNICA IMAGEM
Presidente: Tico Moraes (Nuts). Jurados: Alexandre Salgado (Artluz Studio), Fabiano Bonfim (F/Nazca), Fabiano Feijó (Ginger), Gui Christ (Manipula), Hamdan (Studio H), Milton Menezes (Lightfarm), Paulo Botelho (Estúdio Ícone), Rudy Huhold
TÉCNICA SOM
Presidente: Lucas Duque (Sonido). Jurados: Cecelo Frony (Professor Pardal), Dudu Lopes (Silence), Edson Dias (Nova Onda), Marcelo Felício (Prole), Nico Resende (Beats), Pedro Jaguaribe (Play it Again)

DM9Rio leva Firjan de novo

O projeto "Café com o Sistema Firjan" foi criado pela DM9Rio em 2014.
EM PRIMEIRA MÃO - A Firjan está comunicando às agências concorrentes à sua licitação deste ano que a DM9Rio foi a vencedora da disputa.
A agência já estava com a conta e, segundo soubemos pela instituição, a concorrência foi necessária para permitir uma renovação na verba disponível para comunicação.
Oito agências apresentaram suas documentações no último dia 31 de outubro: Agência Nacional, Artplan, DM9, Havas, Heads, Ogilvy, Prole e X-Tudo. A verba prevista é de R$ 28 milhões por um ano, podendo o contrato ser renovado.

Rede Globo promove mudanças na área comercial do Rio

Willy Haas
Willy Haas apresenta novo cargo de Fabio de Mello ao mercado carioca.
(Foto de Arnaldo Pereira)
A Rede Globo de Televisão está convidando o mercado publicitário carioca para um coquetel, na próxima terça-feira, 2 de dezembro, quando apresentará o novo Diretor Comercial da emissora no Rio, em substituição a Claudio Paim, que está de mudança para São Paulo.
Curiosamente, o nome do novo profissional não é citado no convite assinado pela "Direção Geral de Negócios", leia-se Willy Haas. Mas a Janela levantou que se trata de Fabio de Mello, que já faz parte dos quadros comerciais da Globo no Rio praticamente desde o início de sua carreira profissional.
Na verdade, a mudança no comando carioca faz parte de uma série de alterações na área comercial da rede de televisão, já anunciadas em meados deste ano. Marcelo Assumpção, que está desde 2005 como diretor geral de comercialização, está se aposentando, dando lugar a Marcelo Duarte, que vinha atuando no Rio como diretor de desenvolvimento comercial.
A movimentação, segundo conversas que tivemos com profissionais de mídia, está sendo bem vista, pela valorização de nomes que conhecem bem o mercado carioca. "É um bom sinal tanto a Globo levar para São Paulo o Marcelo Duarte e o Claudio Paim, que vinham atuando no Rio, como promover o Fabio Mello, um nome de excelente relacionamento com as agências cariocas, em vez de trazer para cá algum profissional de fora", comentou um deles.

ABP divulga finalistas do seu Destaque Profissional de 2014

André Gomes Dudu Godoy André Gomes
André Gomes (BorghiLowe), Dudu Godoy (NBS) e Gustavo Oliveira (FCB) estão concorrendo a Executivo de Agência no Destaque da ABP.
A eleição dos vencedores ao 35° Prêmio Destaque Profissional de Comunicação 2014, promovida pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP) vai estar aberta para o voto direto dos associados pela internet do próximo dia 1º até 10 de dezembro.
Os nomes dos vencedores, no entanto, só serão conhecidos durante o evento que a ABP promove no próximo dia 17 de dezembro às 19:30h, com coquetel no Copacabana Palace Hotel, seguido de show do cantor e ator Thiago Martins.
A premiação tem 20 categorias, que procuram cobrir todas as atividades da área de publicidade.
Estes são os finalistas em que os associados poderão votar:
1. Publicitário do Ano
José Henrique Borghi (BorghiLowe)
Marcello Serpa (AlmapBBDO)
Nizan Guanaes (Grupo ABC)
2. Executivo de Anunciante
Cassio Pagliarini (Hyundai)
Eduardo Tracanella (Itaú)
Marcelo Miranda (Sky)
3. Executivo de Agência
André Gomes (BorghiLowe)
Dudu Godoy (NBS)
Gustavo Oliveira (FCB)
4. Executivo de Veículo
Claudio Paim (TV Globo)
Gilberto Corazza (Turner)
Thomaz Naves (TV Record)
5. Diretor de Criação
Dedé Eyer (NBS)
Joanna Monteiro (FCB)
Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made)
6. Redator
Marcelo Conde (W/McCann)
Marco A.Giannelli "Pernil" (AlmapBBDO)
Rodrigo Almeida (AlmapBBDO)
7. Diretor de Arte
Antonia Zobaran (NBS)
Reuber Marchezini (DPZ)
Vico Benevides (JWT)
8. Atendimento de Agência
Gabriela Arroyo (W/McCann)
Marcelo Passos (DM9DDB)
Mauro Silveira (FCB)
9. Atendimento de Veículo
Bianca Amaral (Fox)
Fernanda Aguiar (TV Record)
Gustavo Lerner (Globosat)
10. Mídia de Agência
Daniela Ferro (Artplan)
Luis Flavio Padilha (Havas)
Viviana Maurman (W/McCann)
11. Diretor de Comerciais
André Godoi (Prodigo)
Dulcidio Caldeira (Paranoid)
Jarbas Agnelli (AD)
12. Planejamento
Bruno Cunha (Ogilvy)
Carla Alzamora (Heads)
Marcia Amorim (BorghiLowe)
13. Pesquisa
Flavio Ferrari (Ipsos Brasil)
José Colagrossi (IBOPE Repucom)
Michel Alcoforado (Consumoteca)
14. Fotografia
Aderi Costa
Nana Moraes
Mauricio Nahas
15. Produção de Som
Alessandra Valle (Sonido)
Nico Rezende (Beat)
Paulinho Bessa (Capitão Musical)
16. RTV
Ana Ourique (Artplan)
Dani Conde (Heads)
Tatiana Braga (DPZ)
17. Produtor Gráfico
Alfredo Marques (Heads)
Clariana Costa (DM9DDB)
Wilton Granja (Prole)
18. Comunicação Digital
Hugo Monteiro (Grito)
Igor Puga (DM9DDB)
Pedro Porto (Twitter)
19. Design
Luciana Gelli (G2 Brasil)
Marcelus Viana (Grupo Sal)
Ricardo Leite (Crama)
20. Marketing Promocional
Kito Mansano (Rock)
Rafael Liporace (A Vera!)
Tony Coelho (Conceito Rio)

Antonio Jorge leva Inteligência de Mercado pra Mangueira

Mangueira Mobile
O aplicativo da Mangueira estará disponível para diversas plataformas digitais.
O conhecido profissional carioca de mídia Antonio Jorge Pinheiro, diretor da empresa Mídia1, e ex-presidente do Grupo de Mídia do Rio, assume oficialmente no próximo dia 2 de dezembro, terça-feira, a função de Diretor de Inteligência de Mercado da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira.
A "posse" acontece durante um evento que o próprio Antonio Jorge -- que é mangueirense desde criancinha -- está promovendo, com o apoio do Grupo de Mídia, para lançar o Mangueira Mobile, o primeiro aplicativo para celular criado para uma escola de samba.
O trabalho, desenvolvido pela empresa digital Go2Web, de Marco Aurélio Freitas, já é parte do envolvimento de Pinheiro com a escola, iniciado em meados de 2014, a convite de José Pinto Monteiro, VP de Projetos Especiais. E neste trabalho, ele coloca muita fé:
- "A Mangueira tem uma marca forte, é a escola de samba brasileira mais conhecida internacionalmente, e tem um enorme potencial como produto. Só que isso ainda é pouco aproveitável", explicou o publicitário, que já começou a desenvolver oportunidade de captação de negócios para a Estação Primeira. "Mas que não envolvam patrocínios de desfile", ele ressalva.
Em 2006, a Mangueira já teve uma experiência com o mercado publicitário -- e que acabou não prosperando --, quando Chico Abreia era diretor da DM9Rio e, junto com Sérgio Valente, diretor geral da DM9 na época, anunciou que a agência iria começar a ajudar nos planos de marketing da escola (www.janela.com.br/anteriores/Janela_2006-06-09.html).
Antonio Jorge acredita que agora os tempos são outros na própria Mangueira, e a iniciativa possa dar certo:
- "Quando levamos a proposta do aplicativo para a diretoria, chegamos temerosos de que eles pudessem ser reativos à tecnologia, mas a reação foi exatamente oposta, com todos achando que isto vai ajudar muito a escola, inclusive facilitando a integrar os componentes na hora da concentração".
O evento de terça-feira acontece no Centro Empresarial Rio, a partir das 8:30h, quando também acontecerá a palestra "Cultura de Rede e Literatura", com Élcio Salles, participação de Binho Cultura e moderação do próprio Antonio Jorge Pinheiro.
Olha a Mangueira aí, gente!

Gente Que Vai e Vem

Fabio Caveira
Fabio Caveira
TBWA (Doha - Qatar) -O diretor de arte carioca Fabio Caveira acaba de ser contratado como Senior Art Director pela TBWA\Qatar.
No exterior, o criativo tem experiências em Portugal e na Polônia. Em quase 20 anos de carreira, também tem passagens pela Doctor, DPZ, Agência3, Prole, além da Borghi/Lowe e Propeg, as duas últimas em Brasília. (24/11/2014)