Janela Publicitária    
 
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/JUL/2016
Marcio Ehrlich

 

213 Sports lança projeto em Resende com parceria de Pelé

Yuri Binder
Yuri Binder
A empresa carioca especializada em marketing esportivo 213 Sports apresenta oficialmente ao mercado na próxima terça-feira, 2 de agosto, seu projeto "Pelé Academia de Futebol", em conjunto com o time de futebol Resende -- da cidade fluminense de mesmo nome --, que pretende treinar para o esporte até 200 crianças em uma área que será construída com 7,3 mil m2.

O diretor da 213, Yuri Binder, explica para a Janela que Pelé, que dá nome ao projeto, será o seu grande embaixador. Apesar de não participar regularmente dos treinos, o tricampeão mundial de futebol terá o compromisso de ir várias vezes à Pelé Academia para incentivar as crianças.

- Pelé, quando era jogador, dizia que seu sonho era fazer a diferença para as crianças do Brasil. Daí termos imediatamente pensado nele, já que este será também um projeto social. "A intenção não é apenas criar novos jogadores de futebol e sim preparar as crianças para a vida. O Centro de Treinamento também terá uma escola com metodologia desenvolvida nos Estados Unidos, e que elas frequentarão diariamente", adianta Binder.

O projeto Pelé Academia também tem a participação do empresário do ramo de gastronomia Durcesio Mello e que agora está investindo em esportes. A previsão de inauguração do centro de treinamento é 2018. A 213 Sports ficará responsável pela captação de recursos para viabilizar o empreendimento, orçado em R$ 26 milhões, em parte garantidos por Mello. A partir daí, começam os testes com os garotos interessados em participar. Os aprovados farão parte das equipes sub-15, sub-17 e sub-20 do clube Resende, com o objetivo de já disputarem os respectivos campeonatos cariocas.

"Brasil tem que pensar a longo prazo"

Também diretor da 213, Marcelo Montenegro espera que, em pouco tempo, com sua nova equipe de base, o próprio Resende consiga passar da série C para uma posição de mais destaque no Campeonato nacional. A aposta se deve ao contrato de gestão de longo prazo -- 50 anos renováveis -- que o grupo tem com o clube.

"O futebol no Brasil não é pensado a longo prazo. A cada 3 anos, quando mudam as diretorias dos clubes, mudam também os projetos", reclama Montenegro, que fez mestrado em marketing esportivo em Madri e teve aulas no centro de formação esportiva do Real Madrid e de outros times europeus. "Tanto é assim, que são poucos times no nosso país -- entre os quais o Resende -- que não estão cobertos de dívidas", acrescenta. Um exemplo de caminho a ser seguido, diz Montenegro, é o do Atlético Paranaense (atualmente em 5º lugar no Brasileirão), cujo projeto de formação de base já tem 15 anos e preparou 17 atletas que vieram de sua base.

Um 3D do projeto da Pelé Academia
Yuri Binder se alia ao sócio em reivindicar que haja mudanças na gestão do esporte no Brasil, para que o setor possa crescer mais no país:

"É só comparar com os campeonatos esportivos dos Estados Unidos, cujas ligas estão entre as maiores do mundo, para ver como lá o esporte é pensado para ser entretenimento e atrair a presença do torcedor, diferentemente do Brasil", lamenta o publicitário. Ele cita as dificuldades que o brasileiro tem em apoiar o seu clube, desde o deslocamento aos estádios à falta de atrações durante o jogo, sem falar na própria qualidade das partidas. "Até parece que não querem que o torcedor vá aos estádios", reforça. Aliás, quem acompanha o noticiário esportivo e se depara com arquibancadas vazias, sabe que Binder tem razão.

O evento de lançamento da Pelé Academia acontece na próxima terça-feira, 2 de agosto, no restaurante Victoria, do Jockey Club do Rio de Janeiro, e será fechado para convidados e imprensa.

Sobre a 213

A 213 Sports foi criada em 2012 por Yuri Binder com os irmãos Marcelo e Bernardo Montenegro e mais Pedro Mesquita. Os três primeiros têm DNA conhecido no mercado publicitário. Yuri é filho de Glaucio Binder, da agência que leva seu sobrenome, enquanto Marcelo e Bernardo, de Carlos Augusto Montenegro, do Ibope.

O nome da empresa remete à ordem de posições em um pódio esportivo, imagem, aliás, que aparece no logo deles. Hoje, seu principal cliente é a WSL - Liga Mundial de Surfe, para a qual fazem toda a comercialização dos eventos no Brasil, mas também já têm no portfólio trabalhos para o SportTV e para a Confederação Brasileira de Vôlei.

A 213 conta atualmente com uma equipe fixa de sete pessoas, atuando em parceria com departamentos da Binder e da ZeroTrês, a empresa de promo do grupo.

(Marcio Ehrlich - 29/07)

Morre Gian Calvi, fundador da Casa da Criação

Gian Calvi, pioneiro da publicidade carioca
Faleceu no domingo, 24 de julho, no Rio de Janeiro, aos 78 anos, o diretor de arte e ilustrador Gian Calvi, pioneiro da publicidade carioca como fundador da agência Casa do Desenho nos anos 70 e, depois, em 1981, da Casa da Criação.

Pai do publicitário Marcos Calvi, hoje diretor de criação da Casa da Criação, Gianvittore Calvi nasceu em Bérgamo, na Itália, chegando ao Brasil com 11 anos de idade, em 1949.

Formado em Engenharia, acabou abandonando a atividade atraído pela área de Comunicação e Publicidade. Trabalhou na Mauro Salles Publicidade, na Rede Globo e na Aroldo Araujo, de onde saiu, como diretor de criação,para abrir a sua própria empresa.

Calvi foi, durante muito tempo, a grande referência entre ilustradores publicitários do Rio.Entre seus milhares de trabalhos publicitários e editoriais, está a capa do Dicionário Aurélio.

Curiosamente, na primeira edição da Janela Publicitária, em 15 de julho de 1977, foi publicada uma nota sobre ele e sua Casa do Desenho, responsável por peças para o INPS (atual INSS).

Gian Calvi faleceu de insuficiência cardíaca e seu corpo será cremado esta terça-feira, 26 de julho, no Caju, em cerimônia restrita à família.

(Marcio Ehrlich - 25/07)