• Riotur promove reunião para desburocratizar eventos no Rio

    Desburocratização + Realização

    O presidente da Riotur, Marcelo Alves, está promovendo uma reunião pública na próxima quinta-feira, 12/07, para que promotores de eventos e representantes dos órgãos públicos da cidade do Rio de Janeiro — da própria Prefeitura ao Corpo de Bombeiros, passando pela Polícia — encontrem uma solução definitiva para simplificar a liberação de eventos no município.

    Marcelo Alves, presidente da Riotur
    Marcelo Alves, presidente da Riotur

    A discussão não é nova. Em 2016, a Prefeitura do Rio, ainda na gestão Eduardo Paes, chegou a criar uma estrutura, batizada de RioEventos e entregue ao comando do publicitário André Marini, exatamente para resolver as reclamações que todo produtor de eventos tem sobre a complicação que é conseguir promover qualquer atividade promocional na cidade do Rio de Janeiro.

    Com a eleição de Marcelo Crivella, Marini foi deslocado para a Cidade das Artes e, aparentemente, o RioEventos, apesar de não ter sido desmontado, até agora não conseguiu criar soluções efetivas para as questões.

    Em 2017, Crivella criou o sistema “Rio Ainda Mais Fácil Eventos – RIAMFE”, prometendo a tal desburocratização. O sistema recebeu inúmeras críticas, inclusive uma ação contrária da Ordem dos Advogados do Brasil. E as dificuldades não desapareceram.

    Não por acaso, em 2016, durante o encontro “ESFE-Encontro de Feiras e Eventos”, que reuniu no Rio empresários do setor vindos de todo o Brasil, houve uma unanimidade na conclusão de que o Rio de Janeiro é a cidade brasileira com mais entraves burocráticos a se transpor na área de eventos comerciais, razão pela qual acabava sendo preterida no planejamento de muitos eventos corporativos.

    Marcelo Alves, que já foi empresário da área, através de sua agência Adma, quer tentar mais uma vez:

    – Temos que reunir todos os interessados na área de eventos para botar os podres na mesa e encontrar um caminho. Eu quero transformar o Rio, nos próximos três anos, na cidade que mais realize eventos comerciais do Brasil. O Turismo e a área de Eventos precisam andar juntos. E para as empresas promotoras se estimularem a vir para o Rio, é fundamental que não tenham mais dificuldades aqui do que em outras cidades — defendeu o presidente da Riotur.

    O encontro “Desburocratização + Realização = Transformação” acontece a partir das 10h no Hotel Laghetto Stilo (Rua Marcelo Roberto, 65 – Barra), com entrada franca.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×