Grupo Coruja. Sua marca em movimento.
Publicidade

Neomerkato aposta na 3ª idade e na mídia impressa para crescer

ObaPhone, da Obabox

Quem lê o jornal O Globo, com certeza tem notado a presença cada vez maior, em seus cadernos, de grandes anúncios assinados pelo site “Oferta Melhor”, com títulos voltados para o público idoso, como “Tá difícil usar o smartphone?”.

A Janela foi atrás para saber mais sobre este anunciante e descobriu que, na verdade, o “ofertamelhor.com.br” é a plataforma exclusiva da mineira Neomerkato para os veículos do Infoglobo, hoje apenas uma das dezenas de canais que a empresa utiliza na mídia impressa de todo o país.

A Neomerkato nasceu em 2001 em Belo Horizonte para atuar em e-commerce, pelos empresários Carlos Soares e Leonardo David, este também produtor — até hoje — de camisetas com frases criativas, sucesso entre o público jovem.

Mattheus Veloso Dias
Mattheus Veloso Dias

Em conversa com a Janela, o analista de novos negócios da empresa, Mattheus Veloso Dias, contou que, há cerca de cinco anos, os sócios se deram conta que o mercado brasileiro de eletrônicos não estava dando atenção aos idosos, que já vinham ganhando produtos feitos especialmente para eles em países como a China.
Dispostos a investir na área, Soares e David perceberam que, se os jovens estão totalmente adaptados ao e-commerce e às redes sociais, o público idoso ainda se mantém muito fiel ao jornal impresso. “O jornal passa para eles uma credibilidade muito grande, enquanto desconfiam da segurança das negociações pela internet”, contou Veloso Dias, para explicar o motivo de, hoje, o grupo estar presente em pelo menos 30 dos 50 maiores jornais de todo o país.

Para atender este público, inclusive, a empresa desenvolveu um treinamento especial para seu telemarketing. “O cuidado com o pós-venda, para esse público, tem sido uma das nossas prioridades”, garante Mattheus, que lembra que o foco nos idosos permitiu mesmo a ampliação do portfólio para uma linha Retrô, com produtos como vitrolas.

Hoje, a Neomerkato, além de comercializar em seus sites os eletrônicos importados da China, batizou os que considera de melhor qualidade com a marca própria Obabox, comercializada até mesmo por Americanas.com, Casas Bahia e Shoptime. O próprio celular para idosos levou o nome de Obaphone, por exemplo. Assim como existem o ObaWatch, o Obatablet e até a escova de limpeza Obaspin.

Ah, sim: a Neomerkato não tem agência de publicidade. Toda a comunicação e mídia on e offline dos produtos Obabox é realizada por um departamento interno da empresa.

Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta