Grupo Coruja. Sua marca em movimento.
Publicidade

Instagram quer ganhar mais dinheiro com influenciadores

Instagram

O Instagram está trabalhando em um formato de publicidade que permitirá aos anunciantes impulsionarem postagens feitas por influenciadores, quando eles estiverem promovendo algum produto ou marca. A informação foi publicada pelo site da revista inglesa Campaign.

Atualmente, os próprios influenciadores já podem impulsionar suas postagens, pagando para que sejam exibidos com mais frequência para seus seguidores. A novidade é que o formato a ser proposto, já que assumido pelo anunciante, funcionará como qualquer anúncio pago, atingindo outros usuários da rede mas, garante o Instagram, deixando a mensagem mais transparente como propaganda.

O presidente do Conar, João Luiz Faria Netto, lembra que a preocupação com a descaracterização de mensagens sobre produtos ou marcas tem sido uma questão frequente no órgão. Vários influenciadores já foram alertados pelo Conar de que não podem fazer publicidade disfarçada, considerada concorrência desleal.

“Lamentamos que redes sociais como Google, Instagram e Facebook não se identifiquem como mídia. O correto seria estas plataformas assinarem os compromissos que as mídias já respeitam nas regiões que adotam práticas de autorregulamentação, como o Brasil”, diz Faria Netto.

Segundo o presidente do Conar, se estes posts impulsionados vierem caracterizados como publicidade, não haverá problemas. Em caso contrário, o órgão estará aberto a receber reclamações de consumidores que se sintam lesados ou de outros anunciantes que queiram evitar concorrência desleal.

Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
seta