• Táxis cariocas poderão exibir publicidade nas portas traseiras

    Táxi Rio - Publicidade

    A Secretaria de Transportes do Rio liberou os táxis cariocas a também exibir publicidade em suas portas traseiras. Até hoje, eles podiam utilizar apenas o teto, o vidro traseiro e as portas dianteiras para exibição de anúncios.

    A decisão, explica o secretário Paulo Jobim Filho, na Resolução nº 3433 de 22/12/2020, se deve à “atual conjuntura sócio-econômica advinda não só da grave pandemia de COVID-19, bem como da inserção de novos atores na mobilidade urbana carioca”. Provavelmente o secretário quis se referir aos carros de aplicativos, que podem estar retirando receita dos taxistas, e que não existiam em 05/06/2008, quando foi publicada a Resolução SMTR Nº 1.783, que regulamentou a utilização de publicidade nos táxis cariocas.

    Taxi Nova York
    Os taxistas cariocas querem chegar ao modelo de publicidade de Nova York, em que os adesivos podem unir as duas portas.

    Segundo o artigo 7º da nova Resolução, “as publicidades comerciais a serem veiculadas nas portas dianteiras e traseiras dos táxis deverão estar estritamente contidas numa área de 1.500 cm²”. A redação vaga do artigo não deixa claro se o limite de 1.500 cm² se refere a cada adesivo ou ao espaço total. A medida, vale registrar foi mantida a mesma desde a última redação da Resolução 1.783. Ou seja, caso se refira ao espaço total, a área de cada adesivo até reduziu, porque os 1.500 cm² podiam ser divididos entre as duas portas dianteiras, agora pelas quatro portas.

    A demanda de ampliar a área de publicidade não é apenas dos taxistas cariocas. Outros municípios também vêm buscando a mudança na legislação. O deputado estadual Dionísio Lins, inclusive, já tem uma solicitação ao governador fluminense Claudio Castro para que libere também, para os demais municípios do Estado do Rio, as mesmas possibilidades de exibição determinadas pelas autoridades municipais do Rio de Janeiro.

    PUBLICIDADE

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADETupi FM

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    *

    code

    seta