• PDF anônimo circula pelo mercado propondo valorização do rádio

    Rádio Uma Potência

    Sem assinatura e de origem desconhecida, está circulando pelo mercado publicitário um PDF chamado “Rádio Uma Potência” que propõe aos veículos da área iniciarem uma campanha para destacar “a verdadeira eficiência e abrangência do meio”, além de “modernizar e estabelecer uma nova forma de venda” do rádio.

    Como estamos na véspera da comemoração, neste sábado, 13/02, do Dia Mundial do Rádio, a Janela resolveu abrir o PDF para seus leitores, para que alguém ajude a descobrir a autoria da peça. Nem mesmo a data de produção do PDF consta do seu conteúdo, mas como ele cita a pandemia, é plausível determinar que foi criado em 2020.

    Uma campanha pelo rádio

    Segundo o documento, está na hora de parar de vender o rádio como “rádio”, e sim como “áudio”, já que o meio não se transmite mais apenas pelas ondas do AM e do FM, como pela internet. O texto lembra que o consumo do rádio pela web já é de 2h40min, mais que em 2019, quando era de 2h21min. Ouvintes do rádio pela internet são das classes ABC e 63% têm entre 20 e 39 anos.

    A pandemia teria inclusive aumentado a audiência do meio. 74% dos ouvintes afirmaram ter mantido ou aumentado o consumo do rádio durante o isolamento.

    O estudo aponta que os mídias, hoje, a partir das métricas do meio digital, passaram a questionar sobre o retorno do meio Rádio. “O Rádio acabou perdendo espaço na cabeça do mídia, que o vê como um meio antigo”, diz uma das pranchas do PDF.

    Para mudar esta percepção, uma das propostas do autor anônimo é que os acionistas das emissoras se encontrem para dar unidade a seus discursos sobre a verdade e a eficiência do meio. A partir daí, criar uma apresentação ressaltando o novo momento do meio e publicar um manifesto “em anúncios nas principais publicações do mercado”, como a própria Janela. Além de criar uma premiação para categorias como criatividade, planejamento, ROI, etc.

    Para ver o documento inteiro, clique aqui em “Rádio Uma Potência“.

    ATUALIZAÇÃO ÀS 16:30H

    Leitores da Janela ajudaram a encontrar a autoria. O trabalho “Rádio Uma Potência” está sendo desenvolvido pela Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado do Rio (AERJ) e ainda está em processo, daí não ter sido assinado.

    PUBLICIDADE

    Tupi FM.
    Marcio Ehrlich

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    3 + 5 =

    seta