• Governo Federal copia tema já batido em campanha de trânsito

    Juntos Salvamos Vidas

    Originalidade não foi a preocupação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a campanha educativa “Juntos Salvamos Vidas”, que será obrigatoriamente utilizada em 2022 em todas as peças publicitárias veiculadas sobre “produtos oriundos da indústria automobilística ou afins”.

    Longe de ser inédita, a mensagem adotada agora pelo Contran tem sido utilizada nos últimos anos por inúmeras campanhas sociais, em diferentes áreas.

    Entre outros usos, a Janela descobriu que existe um movimento “Juntos, Salvamos Vidas”, que tem site salvamosvidas.com.br e Instagram @salvamosvidas. O tema também vem sendo utilizado pelo Rotary Internacional e até pelo Grupo Força Animal para fazer uma “vakinha”.

    Não bastasse essas, até mesmo um órgão do governo brasileiro já usou o tema. A Petrobras Paraguay, em 2016, promoveu a 1º Edición Premios “Juntos Salvamos Vidas”, para estimular “la Educación y la Seguridad Vial”, em parceria com o Touring y Automóvil Club Paraguayo.

    A escolha do tema “Juntos Salvamos Vidas” foi publicada nesta terça, 21/09, no Diário Oficial da União (DOU), assinada não apenas pelo presidente em exercício do Contran, Marcelo Sampaio Cunha Filho, — órgão vinculado ao Ministério da Infraestrutura — como por representantes dos Ministérios da Educação, da Defesa, da Saúde, da Justiça e Segurança Pública, das Relações Exteriores e da Economia.

    Na publicação oficial, ainda não há layout sugerido para o texto, nem peças. Apenas um twitter genérico foi publicado em que a expressão “Juntos Salvamos Vidas” aparece.

    Governo Federal: Juntos Salvamos Vidas

    A Janela entrou em contato com a assessoria de comunicação do Ministério da Infraestrutura, que enviou o seguinte comunicado:

    A Resolução do Contran nº 871, de 13 de setembro de 2021, decidiu pelo tema após receber contribuições de diversos setores da sociedade brasileira na fase de consulta pública. A Câmara Temática de Educação e Saúde do conselho analisou as sugestões e aprovou a mensagem “Juntos Salvamos Vidas” por unanimidade. O Contran é composto por representantes dos ministérios da Infraestrutura, Educação, Defesa, Saúde, Justiça e Segurança Pública, Economia e das Relações Exteriores.
    “Juntos Salvamos Vidas” é a síntese do esforço de todos os órgãos que compõem o Contran para combater a violência no trânsito. Essa mensagem, que pode ser associada a mensagens complementares, também tem o intuito de sensibilizar a população que somente com a união de todos chegaremos a um trânsito mais pacífico.
    Assessoria Especial de Comunicação
    Ministério da Infraestrutura
    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Contran define a frase da Campanha de Trânsito de 2020 (em 09/09/2020)

    Contran já tem os temas das campanhas de trânsito para 2021 (em 24/12/2020)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×