• Cenp promete mudanças e Caio Barsotti deixa a presidência

    Caio Barsotti

    O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) anunciou esta sexta-feira, 19/11, que vai adotar um novo modelo de governança, para se aproximar dos novos modelos de negócios do mercado publicitário, com o crescimento da importância do digital.

    Em Assembleia Extraordinária com seus mantenedores, o órgão aprovou o processo de mudança que está sendo proposto pela consultoria ToF, no qual o cargo de presidente-executivo desaparece. Com isso, se deliga da entidade o publicitário Caio Barsotti, que vinha à frente do Cenp desde 2009, quando Petrônio Correia (ex-MPM) se afastou da função.

    No novo formato anunciado, o presidente do Conselho será eleito pelos representantes das entidades dos setores do mercado e exercerá uma função pro bono. E um diretor executivo será contratado e se reportará ao presidente eleito.

    O mercado mudou

    Não é de hoje que se ouve criticas à atuação do Cenp, tanto que em janeiro deste ano a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) chegou a se desligar da entidade.

    É unanimidade no mercado que o modelo da atividade publicitária precisa ser muito discutido, já que a atividade de comunicação de marketing, hoje, é muito diferente de quando a entidade surgiu em 1998. É só lembrar que, na época, não existia a chamada “mídia digital”. Afinal, os primeiros provedores de internet no Brasil só começaram a surgir em torno de 1996.

    Para piorar, temos visto um desgaste que precisa ser urgentemente trabalhado nas relações das agências com os anunciantes. Não são poucas as notícias da multiplicação de estruturas in-house, com empresas que já foram importantes clientes abrindo mão de trabalhar com agências de publicidade e contratando diretamente profissionais do mercado.

    Vamos ver como o novo Cenp responderá a essa realidade.

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Associação dos Anunciantes pede seu desligamento do CENP (em 22/01/2021)

    CENP divulga nota sobre a saída da ABA da entidade (em 20/01/2021)

    Publicidade

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×