• Prefeitura quer nova marca para o Arquivo Geral do Rio

    Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - Logo Atual

    A Prefeitura do Rio, através da Secretaria de Governo e Integridade Pública (Segovi), está preparando um concurso público para a escolha da nova marca do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro (AGCRJ).

    A marca atual já é uma modernização desta, reproduzida a seguir, em que se nota que buscava reproduzir a sede do órgão, cercada de coqueirinhos.

    Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro - Logo Antigo

    Quando a marca foi criada, notem que os coqueiros do jardim chegavam à metade da altura do prédio. O tempo passou e, nas fotos atuais do AGCRJ (veja matéria de 2021) os coqueiros até ultrapassam o teto. Procuramos na internet referência sobre as autorias das marcas, sem sucesso.

    AGCRJ-Caneca-120-anosAliás, o Google revela até uma certa informação desencontrada sobre quando é considerado o nascimento da instituição, que já se chamou “Archivo do Distrito Federal”.

    Nos brindes produzidos em 2012, por exemplo, que exibiam uma logo comemorativa de 120 anos, a data de nascimento estava como 1892.

    Já na marca que comemorou 125 anos, em 2018, a data inicial aparece como 1893.

    AGCRJ - Marca dos 125 anosO regulamento do concurso para a nova logo será publicado na quinta-feira, 30/12, no Diário Oficial, com reprodução também no site do AGCRJ.

    No entanto, o Diário Oficial desta quarta-feira, 29/12, já adiantou que a Comissão Especial de Avaliação dos trabalhos será formada por Marcelo Calero Faria Garcia, secretário municipal de Governo e Integridade Pública; Rosa Maria Barboza De Araújo, presidente do AGCRJ; Washington Menezes Fajardo, secretário de Planejamento Urbano; Emmanuel Bellard, do Centro Carioca de Design; e Alfredo D’Escragnolle Taunay Junqueira, coordenador especial de comunicação institucional da Prefeitura.

    Para quem estiver interessado em mais informações, a Janela sugere contato direto com o Acervo Geral da Cidade, através desta relação com os telefones dos principais servidores.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×