• Sebrae RJ contrata Artplan, DeBrito e Nova/SB sem licitação

    Sebrae RJ

    A agência Binder não atende mais a conta do Sebrae RJ. A partir de determinação do Sebrae Nacional, os escritórios regionais do Sebrae não precisam mais fazer licitação de publicidade, podendo contratar diretamente as três agências selecionadas na concorrência nacional de 2021: Artplan, DeBrito e Nova/SB.

    Essas três agências foram as vencedoras em todas as fases da disputa pelo Sebrae Nacional no ano passado, assinando seus contratos em 17/09, quatro meses após a divulgação do resultado técnico. A conta nacional é estimada entre 80 e 100 milhões de reais.

    A Binder sequer chegou a completar um ano do seu último contrato. Ela havia sido a vencedora da licitação realizada em julho de 2021 pelo Sebrae RJ, conta que já atendia desde 2018. Aliás, é a segunda perda recente da agência com o Sistema S. Também em 2021 a agência foi a vencedora da concorrência do Sesc Nacional e a entidade cancelou o processo sem maiores explicações.

    E o curioso no novo regulamento do Sebrae Nacional, é que, para serem contratadas pelas regionais, aquelas três agências precisam aceitar as mesmas condições financeiras que vinham sendo praticadas localmente. Ou seja, os contratos do Sebrae RJ com Artplan, DeBrito e Nova/SB seguem os padrões que vinham sendo adotados com a Binder.

    Sistema S, cliente problemático

    A Janela já tem apontado por diversas vezes as confusões causadas pelos órgãos do Sistema S — Senac, Sesc e Sebrae — junto ao mercado publicitário. Para começar, não se considerando obrigado a seguir a Lei 12.232/2010, que regula as licitações públicas de publicidade, o Sistema S estabelece os prazos que melhor entender para o recebimento das propostas das agências.

    Cancelamentos de concorrências têm sido recorrentes, mesmo depois de as agências terem tido o trabalho de preparar propostas e se apresentar, como aconteceu com a Binder no Sesc Nacional. Ainda agora em janeiro de 2022, o Sesc de Brasília deixou na mão as agências AV, Calia e Radiola, que viram, quase dois anos depois da abertura da licitação, ela ser revogada.

    Quanto à nova determinação do Sebrae Nacional, executivos de agências, em conversa com a Janela, apontaram que ela é extremamente danosa para os mercados regionais. Com 27 escritórios através do país, o Sebrae — como os demais órgãos do Sistema S — tem sido um cliente importante para agências locais. Sem demérito, claro, para as agências Artplan, DeBrito e Nova/SB, grandes o suficiente para se instalar onde quiserem, mas agências regionais, naturalmente, dependem dos clientes locais para a sua sobrevivência.

    O curioso é que o próprio Sebrae disponibiliza na internet uma documentação para ensinar a “como montar uma agência de publicidade” . Tudo bem, desde que não seja para cuidar da conta dele.

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

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