• Arnaldo Jabor, morto aos 81 anos, também dirigiu comerciais

    Arnaldo Jabor

    Em sua carreira de diretor, o cineasta Arnaldo Jabor — falecido esta terça, 15/02, aos 81 anos — também dirigiu filmes publicitários. Infelizmente, a quase totalidade perdida nos meios digitais.

    Em 1980, o criativo Rogerio Steinberg, da agência Estrutural, chamou Jabor, através da produtora CPC, para um comercial promovendo a meia entrada. O cliente era a Embrafilme e o elenco contou com Grande Otelo e José Wilker:

    E os arquivos implacáveis da Janela registram também histórias curiosas. Como em 1991, quando Jabor filmava para a produtora Miksom e assinou uma campanha das lojas Marisa. No release que divulgou o trabalho, a Companhia de Noticias falou sobre os filmes Parto e Feira. “A direção de Jabor foi uma exigência do cliente e chegou a gerar um certo mal-estar por parte da agência que criou os comerciais, a CVS, já que o badalado Ricardo Van Steen sempre cria e dirige seus filmes”, citou a assessoria.

    Foi nos tempos de Miksom que Jabor dirigiu este comercial para Black & Decker, o único que localizamos no YouTube:

    Em 1993, relembra a Janela, o passe de Jabor foi comprado, como diretor exclusivo de filmes publicitários pela produtora Villas Boas, dirigida por Suzana Villas Boas.

    Em 2006, a Conspiração chamou o diretor para sua campanha de votos para o Prêmio Caboré. A Conspiração tem, entre seus diretores, Carolina Jabor, filha de Arnaldo e também uma profícua diretora de filmes publicitários:

    Jabor estava internado no Hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, desde o 17/12/2021, vítima de um acidente vascular cerebral.

    Se os leitores tiverem links para outros trabalhos publicitários do cineasta, agradecemos a informação.

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Benjamin Rapson

      Um grande brasileiro.

    2. Benjamin Rapson

      Um ģrande diretor.

    seta
    ×