• Mesbla retorna ao Rio como marketplace e com campanha da M2BR

    M2BR para Mesbla - Envelopamento do Metrô

    Entrou no ar pela internet a nova Mesbla.com, que vai tentar reviver, como marketplace, a marca que fez história no varejo brasileiro. A iniciativa é do advogado Ricardo Viana e seu irmão Marcel Jeronimo, que conseguiram o uso da marca, atualmente propriedade da Mesbla S.A., que ainda aparece em buscas da internet como pertencente ao empresário Ricardo Mansur.

    A conta publicitária foi conquistada pela agência M2BR, que lança campanha através de envelopamento de trens do Metrô carioca, numa ação da Eletromidia.

    Mesbla - Novo Site
    O novo site da Mesbla Marketplace promete “uma nova história para toda vida”.
    Os 70 anos do Relógio da Mesbla

    O nome Mesbla nasceu em 1939, quando o sócio da filial brasileira da empresa francesa Mestre et Blatgé, o também francês Louis La Saigne, promoveu um concurso interno para abrasileirar a marca e uma secretária teve a ideia de juntar as duas primeiras sílabas, Mes e Bla.

    O prédio da Mesbla na Rua do Passeio
    O prédio da Mesbla na Rua do Passeio, com seu icônico relógio.

    O prédio da Rua do Passeio, no centro do Rio de Janeiro, que marcou a rede de varejo, por coincidência, está fazendo 70 anos em 2022. Ele foi inaugurado em 1952, já com a torre com um relógio conhecido pelos cariocas mais velhos como o “relógio da Mesbla”.

    Para se ter uma ideia do poder que teve a rede, nos anos 1980, a Mesbla chegou a contar com 180 pontos de venda, com 28 mil colaboradores. Sua agência interna de publicidade, a Provarejo, reunia nomes importantes do mercado, recebendo inúmeros prêmios pelas suas campanhas.

    Esta fase gloriosa da Mesbla se encerrou em 1997, quando dívidas de mais de um bilhão de reais levaram a empresa a pedir concordata. Naquele ano, Ricardo Mansur arrematou 51% das ações por 600 milhões de reais, para pagar em dez anos. Em 1999, porém, a empresa pediu falência.

    Em 2009, chegou-se a noticiar que Ricardo Mansur estaria tentando voltar com a marca, através de um endereço na internet. Mas a ideia não prosperou.

    Na versão atual, Ricardo Viana adianta que a Mesbla.com chegará ao mercado com aproximadamente 250.000 produtos, divididos por 250 categorias.

    Campanha na rua

    A equipe responsável pela campanha de lançamento, na M2BR, é composta por Bruno Costa,  coordenador de planejamento e Paula Giffoni, analista de planejamento e Tayana Ramos, redatora.  Mariana Teles e Alberto Nogueira serão os responsáveis pela direção de artes e mídias,  respectivamente. Rodrigo Reis atuará como especialista de Inbound e Bruno Cabral como coordenador de mídia. Completam o time: Artur Oliveira, diretor de operações e Vitor Baum, diretor de criação.

    Publicidade
    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Fatorrrh

      […] A Mesbla, que muitos cariocas são saudosos e só quem tem mais de 40 anos lembra, retornou ao Rio de Janeiro, é o que mostrou com exclusividade o jornalista Marcio Ehrlich do site especializado Janela Publicitária. […]

    2. Luciano Reis

      Fiz um lindo vídeo mostrando o icônico relógio. Está em meu canal no Youtube:

      http://youtube.trip7.com.br

      Link para o vídeo:
      https://www.youtube.com/watch?v=cB-4_z6gBBE

    3. […] tem mais de 40 anos lembra, retornou ao Rio de Janeiro, é o que mostrou com exclusividade o jornalista Marcio Ehrlich do site especializado Janela Publicitária. A iniciativa é do advogado Ricardo Viana e seu irmão Marcel Jeronimo, que […]

    4. […] Leia mais clicando aqui. […]

    5. […] quem tem mais de 40 anos lembra, retornou ao Rio de Janeiro, é o que mostrou com exclusividade o jornalista Marcio Ehrlich do site especializado Janela Publicitária. A iniciativa é do advogado Ricardo Viana e seu irmão Marcel Jeronimo, que conseguiram o uso da […]

    seta
    ×