• Museu do Ipiranga faz homenagem emocionante aos 200 anos da Independência

    Independência, de Jarbas Agnelli

    Foram cinco meses de produção para o criativo e diretor de cena Jarbas Agnelli finalizar o vídeo que a TV Cultura, de São Paulo, colocou no ar para comemorar tanto a reinauguração do Museu do Ipiranga quanto os 200 anos da Independência do Brasil, no próximo dia 7 de setembro.

    Jarbas Agnelli
    Jarbas Agnelli

    A peça, com quatro minutos de duração, conseguiu reunir a orquestra Jazz Sinfônica, em um arranjo espetacular do Hino da Independência pelo maestro Ruriá Duprat, com os sons dos martelos, serras, furadeiras e lixas dos operários que estão finalizando a reforma do museu, para que ele possa ser reaberto depois de nove anos de obras.

    O projeto nasceu de Ruriá, sobrinho do maestro Rogerio Duprat — o arranjador da Tropicália –, conhecedor do trabalho de Agnelli em sua produtora Birds On The Wire.

    Aprovada a ideia pelo diretor da TV Cultura, Fábio Borba, Jarbas Agnelli saiu em campo registrando, durante cinco dias, os sons e imagens da reconstrução. O diretor conta que levou dois meses só para ajustar as gravações das ferramentas para que elas entrassem no ritmo e no tom da música, captada em estúdio e depois com as imagens complementadas em filmagens dos instrumentistas no meio das obras e com a orquestra totalmente formada.

    O resultado está aí, para se aplaudir no final:

    Publicidade

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    seta
    ×