• Morre Franzé Martins, fundador da Pubblicità e VP da Artplan

    Franzé Martins (2018)

    Faleceu nesta quarta-feira, 10/08, Francisco José da Cunha Martins, o Franzé, como era chamado no mercado.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    O publicitário foi, por muitos anos, presidente da agência Pubblicità, que abriu em 1978, junto com o criativo Carlos Pedrosa, para cuidar da conta da construtora Sérgio Dourado. Os dois, que trabalhavam juntos para o cliente na Premium Propaganda, acabaram transformando o que praticamente havia nascido como house-agency da Sérgio Dourado, em uma das grandes agências do Rio, após, em 1984, comprar a participação acionária majoritária da construtora. Só no mercado carioca atendia também CETEL, São Conrado Fashion Mall, Associação dos Revendedores Volkswagen e Governo do Estado.

    Com escritório em Brasília que praticamente se igualava ao da icônica MPM, a Pubblicità chegou a ser a Agência do Ano do Colunistas daquela região em 1988, atendendo inclusive a conta da Caixa.

    As raízes de agência especializada no mercado imobiliário também se manifestaram quando, em 1987, Franzé e Pedrosa compraram a Estrutural, agência que havia sido fundada por Rogerio Steinberg e Armando Strozenberg, e tinha uma história parecida, já que começou como house da construtora Servenco.

    1992: Franzé, Publicitário do Ano
    Em 1992, Franzé discursa, emocionado, ao receber seu título de Publicitário do Ano do Colunistas Rio.

    Em 1989, Franzé capitaneou a junção da Pubblicità com a Esquire de Clementino Fraga Neto, passando a presidente da nova Pubblicità & Esquire. Em 1992, o Colunistas Rio escolheu o executivo como o Publicitário do Ano.

    O envolvimento, porém, da agência com algumas contas de governo, que se tornaram inadimplentes, acabou deixando o negócio em maus lençóis, a ponto de se desfazer, em 1997, o acordo, com cada uma voltando a se assinar separadamente. Com dívidas trabalhistas, a Pubblicità acabou fechando no ano seguinte.

    Depois de encerrar as operações da Pubblicità, Franzé chegou a atuar por seis meses como diretor comercial do jornal cearense O Povo. Até ser chamado pela Artplan, em 1999, de volta ao mercado, como responsável pelo desenvolvimento de novos negócios no Rio e em Brasília.

    Em 2018, depois de 19 anos na Artplan, onde estava como VP de atendimento, Franzé se afastou do escritório da agência em Brasília, que passou às mãos de Duda Moncalvo.

    Franzé fez os seus primeiros estudos na Escola Pádua Soares e no Colégio S. José. Depois, fez curso de gerência de marketing na PUC RJ e curso de especialização na área pela University of Missouri, Columbia. Antes de ir para a Premium, ele trabalhou na Benson, como diretor de novos negócios, e na Norton, como diretor.

    Nos últimos tempos, Franzé vinha lutando contra um câncer. Nascido no Rio de Janeiro em 30 de abril de 1945, ele havia completado 77 anos. Ele deixou a esposa Aline e os filhos Carla e Rodrigo Martins.

    Publicidade
    Publicidade

     

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Discussão

    1. Domingo Estarque

      excelente review de um ícone na história da publicidade no Brasil

    2. Benjamin Rapson

      Eu conheci o Franze.
      Me ajudou a ir para os Estados Unidos ,quando eu trabalava na Publicita com o Pedrosa.
      Eu sinto muito pelo o que aconteceu.
      תנצב”ה.

    3. MARIA ALICE MEDINA

      Franze descansou !!
      Meu querido amigo desde os tempos de Urca, 1967!!!!!!!
      Grande figura , querido pelos amigas, sabia viver . Profunda gratidão por sua participação na Artplan onde, com certeza ajudou a todos com sua experiência profissional e sei lindo sorriso.
      Que descanse na Paz 🌹

    seta
    ×