• Subprefeito da Zona Sul desliga painel de DOOH em Copacabana

    Rima-WeOOH-Copacabana-Desligado

    A discussão se painéis publicitários de led podem ou não gerar acidentes de trãnsito continua causando polêmica no Rio.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Nesta sexta-feira, o subprefeito da Zona Sul do Rio de Janeiro, Flavio Valle, pessoalmente comandou uma operação para desligar um painel digital que havia sido instalado recentemente na esquina da Rua Figueiredo Magalhães com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

    Segundo Valle, a subprefeitura havia sido contatada por moradores que “denunciaram” o novo equipamento. No vídeo em seu perfil do Instagram, o subprefeito afirma que aquela “é uma rua muito adensada, passa muito carro, e poderia, a qualquer momento, gerar um acidente”.

    A Janela levantou que o painel é de responsabilidade da WeOOH By LedWave, de São Paulo, em parceria com a carioca Rima Publicidade.

    Em conversa com a assessora de imprensa da Subprefeitura da Zona Sul, Cris Lobo, tomamos conhecimento de que a queixa veio do próprio presidente da Sociedade Amigos de Copacabana, Horácio Magalhães

    Na mensagem à Subprefeitura, Horácio Magalhães chegou a reclamar que “ontem mesmo ao atravessar a rua fui olhar para os efeitos do painel e quase fui atropelado”.

    Ao solicitar dos demais órgãos do município as cópias das autorizações, como a liberação da CET-Rio, sobre os impactos no trânsito, e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para a colocação da estrutura na marquise, Flavio Valle não conseguiu localizar qualquer documentação, desencadeando, então, a operação de desligamento do painel.

    Briga antiga

    Esta não é a primeira iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro em combater painéis de OOH digital. Nesta mesma semana, várias bancas de jornais tiveram canceladas, em publicação no Diário Oficial do Município, suas autorizações para exibir publicidade.

    Em novembro próximo vai completar um ano desde que começou a ser discutido na Câmara de Vereadores do Rio, um Projeto de Lei Complementar, o PLC nº 57/2021, para dar uma nova regulamentação à publicidade de mídia exterior no Rio. Até agora não aconteceu a votação, atrapalhada também, como tudo no Brasil, por ser um ano eleitoral.

    A Janela conversou com o vereador Rafael Aloísio Freitas, um dos responsáveis pelo PLC, junto com os vereadores Jorge Felippe e Dr.Gilberto, que nos informou que ainda haverá necessidade de fazer alterações no texto, para que a votação possa acontecer nos próximos meses.

    Em 2020, também havíamos registrado que, através do Decreto 47417, a Prefeitura tentava regulamentar os painéis de led. Um dos itens até admite que eles possam ser afixados em bancas de jornais e revistas. No entanto, não há definição quanto ao impacto que os engenhos poderiam ter no trânsito, para que a Secretaria de Ordem Pública e a CET-Rio liberassem ou não as regiões da cidade onde eles poderiam funcionar.

    Não por acaso, a acusação de Flávio Valle gerou questionamento de internautas como @natashapugliesi, comentando na postagem do subprefeito: “Times Square eh um acidente atrás do outro então, né?”

    Em nota de esclarecimento, a WeOOH by LedWave garantiu que todas as suas operações “são feitas dentro da legalidade e regulamentações estaduais, federais e municipais”. Ainda na nota, informam que seu “corpo jurídico foi acionado”, e estão “dando as tratativas para melhor esclarecer o fato”.

    Publicidade

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    OOH no Rio pode ganhar nova regulamentação em projeto na Câmara (em 24/11/2021)

    Prefeitura do Rio regulamenta painéis publicitários com led. (em 07/05/2020)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×