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Mudanças na Embratur podem beneficiar o mercado publicitário

Embratur - Estande - Sensational

A Medida Provisória (MP) publicada esta quarta-feira, 27/11, pelo presidente Bolsonaro, extinguindo o Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur para que ele se torne a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com o mesmo nome de fantasia de Embratur, pode permitir uma arrecadação maior para a instituição, que passará a ter verba suficiente para as iniciativas publicitárias e promocionais que fazem parte do seu objetivo de estimular, no exterior, a vinda de turistas ao Brasil.

Segundo a MP, sendo uma agência — como é, por exemplo, a Agência de Promoção de Exportações (Apex) –, a Embratur passa a receber recursos de novas fontes, como do Sistema S. Já na regulamentação proposta por Bolsonaro fica definido que 15% do dinheiro que vinha sendo destinado ao Sebrae agora será direcionado para a nova Embratur.

A conta publicitária da Embratur está com as agências Artplan e McGarryBowen desde 2013, ambas atendendo sob o regime emergencial, já que o período legal de cinco anos se esgotou e a instituição não conseguiu realizar nova concorrência publicitária. A verba estabelecida na concorrência que se definiu em R$ 2013 era de R$ 90 milhões. No entanto, segundo amigos da Janela, nos últimos anos as agências estão praticamente paradas com a conta, pela falta de verba alegada por sua área de marketing.

Curiosamente, em 09/2018, a Embratur chegou a publicar, no Diário Oficial da União, uma portaria criando uma Comissão Especial de Licitação especificamente com a função de para tocar o processo da concorrência de publicidade. De lá para cá, nada aconteceu.

Ainda não está claro se continuam na Embratur o presidente Gilson Machado Neto e o diretor de marketing Osvaldo Matos de Melo Júnior que viveram o vexame de lançar a marca “Brazil Visit and Love Us” em julho deste ano.

Em maio último, quando de sua posse após ter deixado a Secretaria de Ecoturismo e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Machado Neto chegou a declarar que pretendia transformar a Embratur em agência para o desenvolvimento do turismo.

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Embratur prepara sua nova concorrência de publicidade (em 13/09/2018)

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Marcio Ehrlich

Marcio Ehrlich

Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.
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