• Com fim da Rede Unno, Supermercados Campeão volta à Kindle

    Supermercados Campeão

    A conta do Supermercados Campeão está de volta à Kindle, agência que atendia o cliente antes de ele embarcar no projeto, recém-naufragado, da Rede Unno.

    Com a reconquista, a Kindle trouxe para a sua equipe a atendimento exclusiva Janaína Souza, que trabalhou com o cliente na Rede Unno.

    Para o gerente de marketing do Campeão, Caio Melo, o retorno “foi uma decisão natural, já que só trocamos de agência por causa da fusão”.

    Na verdade, as duas empresas não chegaram a se separar totalmente. Em seu site, a Kindle — que criou o slogan “Campeão – Não tem comparação” — anunciava que, mesmo parte do Grupo Unno, o mercado mantinha com a agência a produção de seus encartes promocionais.

    Agora, a Kindle já está assinando, além dos encartes, a nova comunicação do Campeão em TV, rádios e redes sociais.

    Por onde andam os outros?

    A Janela procurou levantar onde estão com sua publicidade, agora, os demais mercados. Ainda falta conseguirmos do Prix e do Real. Os demais ficaram assim:

    Bramil: Tinha sua house, a Servir, e continua com ela, tendo no marketing Monalisa Belozi.

    Costazul: A conta está com a diretora de arte Alê Feitosa, que foi das agências 3AW, Leiaute e da Ecom, que, inclusive, atendia o mercado antes da Rede Unno. No marketing do Costazul quem está à frente é Leilane Ferreira.

    Inter: A conta continua sendo atendido pela Artplan. Aliás, a agência seguiu prestando serviços mesmo durante a fase “Unno”.

    Princesa: Antes do Unno, quem cuidava da conta era a Agência3. Agora, informa Luciana Perdigão, do seu marketing, é a JC Marketing, do publicitário Jozias Castro.

    Unir supermercados: um sonho difícil

    Não são poucas as histórias de fracasso nas tentativas de juntar supermercados para otimizar compras e custos, mas mantendo-se os sócios independentes. Nos anos 70, o governo militar tentou criar a Rede Somar, com pequenos varejistas. Não funcionou. Em 2009, a junção do MultiMarket com a Rede Economia, criando a Rede Multieconomia, também não durou muito.

    Loja do Campeão pela Unno
    Todas as fachadas da Rede Unno terão que voltar às marcas originais.

    A Rede Unno foi lançada, inicialmente, com o nome de Rede de Compras Integra, tendo a participação de Bramil, Campeão, Costazul, Inter, Princesa, Prix, Real e Vianense. A notícia foi um baque para o mercado publicitário carioca, porque todos estes anunciantes abriram mão de suas agências para concentrar a verba na Artplan, vencedora da concorrência pelo grande cliente que estava surgindo.

    O slogan adotado pela Artplan era promissor: “A gente tá junto”. Valia para os membros da rede e para os clientes. Já no lançamento da campanha, o Vianense não aparecia mais entre os integrantes. E em 08/2019, apenas um ano após o lançamento, a Janela já publicava em primeira mão que Bramil e Costazul estavam pulando fora do projeto. Não mais tão junto.

    No começo deste ano foi a vez de o Princesa sair. Ficaram apenas Campeão, Inter, Prix e Real. Com muito menos parceiros e menos verba, a rede teve que dispensar como garota-propaganda a super-estrela Ana Maria Braga e contratar a comediante Cacau Protásio.

    Finalmente, no último dia 04/05, em comunicado publicado em seu site e nas redes sociais, a Rede Unno informava que estaria paralisando suas atividades e que  “cada um irá seguir seu próprio caminho, ainda mais preparados para dar a você grandes ofertas e o melhor atendimento”. Segundo o grupo, após a saída de alguns associados, foram sentidas “dificuldades que foram potencializadas pela pandemia de Covid-19”.

    LEIA TAMBÉM NA JANELA

    Rede Integra de supermercados faz concorrência no Rio (em 23/02/2018)

    Rede Unno estreia na mídia do Rio pela Artplan (em 28/06/2018)

    Rede Unno perde Costazul e Bramil (em 13/08/2019)

    Cacau Protásio começa a estrelar campanha da Artplan para a Unno (em 03/02/2020)

    PUBLICIDADE

    Tupi FM.

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seta