• Eletrobras confirma sua privatização. E como fica a conta de publicidade?

    Eletrobras

    Não demorou muito para a BR Distribuidora, ao ser privatizada no final de 2019, abrir concorrência para agência de publicidade, deixando a Heads e a NBS, que a atendiam desde 2017, para acabar na carteira da Africa.

    A Eletrobras já teve confirmada a sua privatização, definindo apenas, na segunda-feira, 13/06, em leilão de ações — hoje avaliadas em R$ 42,00 –, quem assumirá o controle da empresa. Claro que fica a curiosidade do mercado: o que o novo dono vai querer para sua publicidade?

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    A conta da Eletrobras está atualmente dividida entre a Agência3 e a Nova/SB, depois de uma concorrência conturbada, iniciada em 2015, em que a Leiaute havia ficado em segundo lugar mas abriu mão da conta, sem grandes explicações. A terceira colocada na fase técnica, a Prole, foi desclassificada nas fases seguintes e a Nova/SB, quarta colocada, subiu para o segundo lugar.

    Mas só depois de três anos do processo iniciado, em 2018, os contratos com Agência3 e Nova/SB foram assinados e estão valendo até outubro próximo.

    A verba atual está na faixa de R$ 28 milhões. A mesma que havia sido definida em 2015. A própria Eletrobras não é muito de fazer publicidade para sua marca. O valor investido vai para as campanhas do selo Procel, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. A criação, através de concorrência entre as duas agências, vem sendo ganha nos últimos anos sempre pela Nova/SB.

    Aí vai outra dúvida em relação à publicidade. O Procel é um programa de governo, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), mas executado pela Eletrobras. Com esta empresa privatizada, de onde virá a verba federal para “promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício”, como define o site do programa?

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    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, TV S e TV E. Atualmente, além da versão online da Janela, mantém um quadro semanal sobre publicidade na Tupi FM e na TV Max.

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