• Escala apela ao TCU, que suspende a disputa pelo MinC

    Ministério da Cultura, Complexo Cultural

    EM PRIMEIRA MÃO – Depois de ter seu recurso negado pela Comissão de Licitação, a agência gaúcha Escala conseguiu do Tribunal de Contas da União (TCU) a suspensão da Concorrência 1/2018 do Ministério da Cultura (MinC), que havia considerado a agência Nacional, do Rio de Janeiro, como vencedora das fases técnica e de preços.

    A Escala Comunicação & Marketing Ltda. havia ficado em segundo lugar na disputa pela verba de R$ 20 milhões. Como a Janela noticiou em maio deste ano (veja os links abaixo), a agência questionou os resultados desde a divulgação das pontuações da fase técnica. No final de junho, o MinC chegou a publicar a ata da fase final, de habilitação, considerando a Nacional como vencedora. Até 29 de junho — encerrado o prazo de recursos –, como nenhuma das concorrentes havia se manifestado junto à Comissão de Licitação, criou-se a expectativa de que faltaria apenas para o MinC ter uma nova agência a assinatura do contrato com a vencedora.

    No dia 4 de julho, porém, em sessão presidida pelo ministro Raimundo Carreiro — mas com a ata somente publicada hoje, 20/07 — tendo a participação dos ministros Benjamin Zymler, Aroldo Cedraz e Vital do Rêgo, o TCU, em seu Processo nº TC 020.089/2018-0 que teve como relator o Ministro-Substituto André Luís de Carvalho, considerou que a reclamação da Escala atendia “aos requisitos legais e regimentais de admissibilidade”, determinando a suspensão da concorrência, para que a unidade técnica possa dar prosseguimento às verificações, “com a urgência que o caso requer”.

    A ata 25/2018 da sessão do TCU, pode ser vista neste link em PDF, com o conteúdo que citamos acima. Nela, o Tribunal de Contas cita “AC-1522-25/18-P” como o código eletrônico para localização da decisão na sua página na internet. Só que, data vênia, assim como é complicado entender como os nobres ministros da justiça brasileira se comunicam, também não é simples encontrar como usar este código no site deles. Não conseguimos chegar lá.

    Se o leitor souber ensinar o passo a passo, a Janela agradece.

    LEIA TAMBÉM:

    Ministério da Cultura licita R$ 20 milhões para publicidade (em 09/02/2018)

    MinC divulga nomes que vão julgar propostas das agências (em 02/03/2018)

    Conta do Ministério da Cultura atrai oito agências (em 26/03/2018)

    Nacional sai na frente da concorrência do Ministério da Cultura (em 24/04/2018)

    Recurso atrasa disputa do MinC, que renova com a Arcos (em 16/05/2018)

    Concorrência chega ao fim e Nacional é confirmada no MinC (em 03/07/2018)

    Marcio Ehrlich

    Jornalista, publicitário e ator eventual. Escreve sobre publicidade desde 15 de julho de 1977, com passagens por jornais, revistas, rádios e tvs como Tribuna da Imprensa, O Globo, Última Hora, Jornal do Commercio, Monitor Mercantil, Rádio JB, Rádio Tupi FM, TV S e TV E.

    Envie um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    seta
    ×